RevitaLiba

RevitaLiba: Projeto de Revitalização do bairro da Liberdade

Dia 28/10 teve início projeto RevitaLiba onde sua primeira ação foi mobilizar jovens para fazer um mutirão de limpeza no bairro da Liberdade e conscientizar toda a comunidade sobre a cultura do Oosouji (limpeza) do Japão.

Assista ao vídeo:

 

 

Principais objetivos do projeto:

O RevitaLiba faz parte de um programa de revitalização do bairro da Liberdade.

O projeto foi idealizado pelo cônsul geral do Japão em São Paulo, Sr. Takahiro Nakamae com o objetivo de mobilizar jovens líderes da comunidade Nikkei a fazerem um mutirão de limpeza do bairro da Liberdade.

Adicionalmente, um dos intuitos do projeto é de resgate da cultura japonesa no bairro da Liberdade que continua sendo um ícone da comunidade japonesa no Brasil manifestada em vários aspectos: gastronomia, arquitetura, lojas japonesas, centros culturais, entre outros.

Outro objetivo proposto pelo cônsul é da criação de um legado para a comunidade de descendentes de japoneses ou não, principalmente para as pessoas que frequentam o bairro, pessoas que moram no bairro ou para turistas que vêm de diversas partes do Brasil para conhecer a fiel representação da cultura japonesa.

A JCI Brasil Japão foi escolhida pelo cônsul para liderar o projeto com o apoio de mais duas entidades jovens, o Interkaikans e a Comissão de Jovens do Bunkyo.

A cada dia que passa, mais entidades e líderes têm declarado o apoio ao projeto e mais recentemente, algumas celebridades também declaram seu apoio.

Como foi?

Essa primeira ação que serviu para conscientização e também medir o interesse da comunidade pela causa de revitalizar o Bairro Liberdade foi um sucesso. Mais de 300 voluntários compareceram à ação.

No dia 28/10/2017, um grupo de jovens nikkeis organizaram um evento para a limpeza do bairro oriental Liberdade. Pouco mais de 300 voluntários limparam uma distância de 3km do bairro. A presidente da JCI Brasil Japão, Márcia Nakano quer conscientizar as pessoas frequentadoras do bairro com os valores da limpeza e organização dos japoneses que é tão cultivada e valorizada no Japão mas não tanto no Brasil. Valores esses que foram reforçados no discurso no cônsul geral do Japão em São Paulo, Sr. Yasushi Noguchi e que foi apreciado pela maioria dos lojistas da região.

Muitas crianças filhos de profissionais japoneses expatriados participaram do evento. Uma delas, a garota Haruna comentou que retirou muitas bitucas de cigarro e que não foi nenhum sacrifício limpar as ruas já que ela tem o costume de ajudar na limpeza de casa. A presidente Nakano ainda comentou que a união dos jovens nikkeis demonstrada no evento deu muita força para a realização do mesmo e ao mesmo tempo dará muita confiança para a continuidade da conscientização. Um lojista da região, o senhor Silvio comentou que em algumas horas o lixo voltará às ruas apesar do esforço dos voluntários, porém é um primeiro passo para a conscientização dos frequentadores do bairro e que todos deveriam aderir à causa e contribuir da mesma forma.

“Quem limpa, não suja!” Gambarê!

Álbum 01 e Álbum 02

Fique esperto para participar e fazer do nosso bairro um lugar cada vez melhor. E ai o que você achou?


 

****************************************************************

COMPRE NOSSA CAMISETA OFICIAL PARA MANTER NOSSO QUERIDO BLOG!

 

Comente pelo Facebook:
(Visited 3 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *