Esqueçam a carne de cachorro! Mas o que comem os coreanos?

Gostou? Compartilhe!

Cresci com o estigma de comedora de peixe cru que também come carne de cachorro. Bom, nunca comi carne de cachorro, mas peixe cru, realmente sou réu confessa. Como filha de imigrantes de países diferentes, pude observar a diferença não só de costumes, cores e paladar, mas também a diferença de crescer JAPA e crescer CORÉIA. Uma porque todo mundo aqui no Brasil que tem olhos puxados é JAPA, nos Estados Unidos é CHINA, tanto faz, a gente é diferente um do outro, mas deixa isso para outro dia.

A cozinha coreana é muito, muito, muito colorida, são utilizados TODOS os frutos do mar, juro é só falar que tava dentro do mar que coreano quer comer! Carnes de ave, bovina e suína são bastante comuns também, a primeira sendo bastante cara, isso lá na Coréia. Os ingredientes mais comuns são: alho; pimenta, tipo muita pimenta mesmo, tudo é vermelho; óleo de gergelim; molho de soja, algas, conservas fermentadas de vegetais; arroz, muito arroz, como a maioria dos orientais, e bem grudadinho, igual de japonês.

O povo coreano tem extremo orgulho da sua cultura e história e demonstram isso através da comida, temos muito orgulho de todas as técnicas utilizadas, o frescor dos ingredientes e da história que cada prato leva consigo.

A porta de entrada para a gastronomia coreana geralmente é o churrasco, mais especificamente o BULGOGI, feito de carne de boi, geralmente contrafilé. Tem um sabor levemente adocicado e com a presença de alho, óleo de gergelim, sal, gergelim torrado e cebolinha. Normalmente os restaurantes tem grelhas e coifas na própria mesa do cliente, como na foto abaixo.

 

 

 

 

 

 

 

(foto: restaurante New Shin La Kwan)

Há alguns componentes básicos para compor uma mesa de comida coreana, são eles:

Bap: arroz coreano, parecido com japonês, bem grudadinho e fofinho

Banchan: um série de mini porções de acompanhamentos que podem ser legumes, verduras, cogumelos, conservas, etc

Kimchi: conserva de acelga corena, mto tradicional, não existe refeição sem KIMCHI! Pergunte a qualquer coreano que você conhece, ele dirá isso com muito orgulho!

Kim: folha de alga, em japonês, Nori. Ela é temperada com óleo de gergelim e sal, passada levemente próxima ao fogo ou grelha, fica bem crocantinha e serve para fazer trouxinhas com o Bap.

 

Alguns pratos comuns:

 

Bibimbap: normalmente o pessoal chama de “mexidão” ou “risoto” coreano. Consiste em uma bowl de pedra super quente com arroz, carne e diversos legumes q são misturados com Gochujang e uma gema de ovo crua (ou ovo frito com gema mole) na própria mesa.

Japtchae: feito com uma massa a base de batata-doce, com diversos legumes, verduras, cogumelos e carne de boi, geralmente servido em temperatura ambiente. Muito comum no dia a dia das casas coreanas

Bom fica difícil selecionar os melhores para citar aqui, esses acima são apenas a pontinha do Iceberg, tem muito mais, poderíamos nos estender por um scroll infinito. Mas vou deixar aqui dicas de 3 lugares que acho que valem muito a pena serem visitados

 

  • New Shin La Kwan

Um restaurante localizado no coração do Bom Retiro, VALE MUITO A PENA. Ao invés de gás, eles utilizam brasa, isso mesmo, o churrasco lá é feito no CARVÃO, isso dá um toque mais do que especial, será memorável, prometo. O atendimento lá é muito rápido e preciso, se você tiver dúvidas irão te ajudar, não fique sem graça pela barreira da língua, é normal! Não deixe de experimentar o “Churrasco de Contra-filé”, quando fui paguei 120 reais. Uma porção bem generosa de carne finamente fatiada que vem crua a mesa. Acompanhada de Bap e Banchan. Servirá muito bem duas pessoas como uma refeição completa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(foto: site oficial do restaurante)

http://churrascocoreano.com.br/

  • Portal da Coréia

O portal é muito conhecido por brasileiros e coreanos, tem ar super convidativo e você sempre será muito bem recebido pela Regina, a proprietária do local, ela é absurdamente cordial e acolhedora, não tem igual! Lá os pratos são individuais, acredito que o Bulgogi lá deva estar em torno de 45 reais. Lá vc recebe banchan e bap também, porém aconselho pedirem mais um prato se estiverem em duas pessoas. O atendimento lá é excelente também, um pouco mais “friendly” do que os restaurantes coreanos tradicionais, a brigada deles já está na casa há anos e trabalham muito bem para nos atender.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(foto: pagina do facebook oficial do restaurante)

https://www.facebook.com/portaldacoreia

  • Komah Restaurante

Esse é um dos mais novos restaurantes coreanos da cidade, tem uma proposta mais modernosa, é um pouquinho mais “descolado” do que os citados acima. O chef Paulo Shin passou por diversas cozinhas grandes antes de abrir seu próprio restaurante, aprimorando e executando com muito carinho as receitas da mãe dele, aperfeiçoadas ao longo de sua vida. O banquete lá custa em torno de 80 reais, vc tem a opção de pedir os pratos separadamente

também, mas a minha sugestão é, VÁ DE BANQUETE!! O atendimento lá é rápido e não falha muito, só quando está muito cheio, nada demais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(foto: site oficial do restaurante)

Restaurant – Home Page

Bom, espero que vocês tenham gostado! Não se esqueça de deixar comentário e compartilhar!! Todo e qualquer feedback é sempre válido.

Comments

Comentários:

9 thoughts on “Esqueçam a carne de cachorro! Mas o que comem os coreanos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *