39º Tanabata Matsuri no Bairro da Liberdade – 2017

“O Tanabata Matsuri ou Festival das Estrelas é um festival que ocorre geralmente no primeiro final de semana de Julho. Durante o festival as ruas ficam cheias de enfeites de papel e bambus, com danças, música e comidas típicas. Desejos são escritos nos Tanzaku – tiras de papel que também são conhecidas como ‘tiras do desejo’ – que depois são queimadas junto com bambus, acreditando que essa fumaça levaria os desejos até as estrelas”.

A LENDA TANABATA
O festival se baseia numa lenda que sempre foi contada por gerações e, por isso, não há uma versão oficial ou única. A lenda conta a história de amor entre duas estrelas: Orihime e Hikoboshi.

“Orihime morava próximo a ViaLáctea, Amanogawa e era conhecida como a Princesa Tecelã, mas vivia sempre triste por estar ocupada e não ter tempo para se apaixonar. Seu pai, Tenkou, O Senhor Celestial, vendo a tristeza da filha, apresentou-lhe Hikoboshi, acreditando que ele fosse o par ideal para sua filha. Os dois logo se apaixonaram e se casaram, mas na vida deles havia apenas o amor, assim deixando de lado todos os seus afazeres e obrigações de lado. Tenkou separou o casal, obrigando-os a morar cada um em lados opostos da ViaLáctea.

Agência de Criação

O pai de Orihime, comovido com a tristeza em que a filha se encontrava, permitiu que o casal se encontrasse uma vez por ano no sétimo dia do sétimo mês, sendo que, neste dia, eles realizassem todos os pedidos vindos da Terra. A partir da foz da ViaLáctea um barqueiro levaria a princesa até o encontro do seu amado, mas, se ela não fizesse seu trabalho direito, seu pai inundaria o rio impossibilitando a travessia. Quando isso acontecia, com o choro de Orihime, um grupo de pássaros formava uma ponte ajudando-a a atravessar. Dizem que quando chove no dia do Tanabata é porque as aves não formaram a ponte, fazendo com que Orihime e Hikoboshi não se encontrem, tendo que esperar até o próximo ano para a realização dos desejos.”

(http://www.miyaguikenbrasil.com/#!tanabata/c1wfv)

Tanabata Matsuri no Japão

Tanabata Matsuri no Japão

TANABATA MATSURI NO BRASIL

Realizado há mais de 30 anos no bairro da Liberdade, o Tanabata Matsuri reúne dezenas de atrações e atrai milhares de turistas todos os anos. São quase 100 mil pessoas que visitam anualmente o evento.

Este ano será realizado nos dias 15 e 16 de Julho. 

Agência de criação

Comente pelo Facebook:
(Visited 110 times, 3 visits today)

2 Replies to “39º Tanabata Matsuri no Bairro da Liberdade – 2017”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *