Toyo Matsuri 2017 (2018)

Não há como datar precisamente quando os festivais japoneses começaram a ser celebrados no Brasil, mas através de algumas datas é possível imaginar que tenha sido um pouco depois da primeira geração de japoneses imigrar para cá no início do século XX.

A fim de manter sua cultura e transmitir aos filhos, netos e bisnetos, os ocupantes do bairro da Liberdade mantiveram suas tradições intactas e muito vivas, cada vez com mais orientais no bairro.

Atingindo visibilidade da comunidade paulistana, em meados da década de 60 foi cogitado firmar um acordo de cidade-irmã entre São Paulo e Osaka, pela quantidade de orientais e a importância de sua ocupação cultural na cidade. O acordo foi de fato concluído em outubro de 1969, e um mês depois a Liberdade recebia sua primeira festa oficial, com apresentações da dança típica “bon-odori”, dança que – embora celebre as almas dos antepassados – envolve passos e cores alegres e bastante jovens.

 

Após a sequência de fatos que sucederam o acordo entre São Paulo e Osaka, o bairro da Liberdade foi ganhando um aspecto cada vez mais oriental, desde sua estrutura, decoração, até comércios e, obviamente, eventos típicos do Japão.

A primeira festa oficial do Toyo Matsuri foi na década de 70, quando o bairro estava ainda na fase de transformação no que seria atualmente um bairro tradicionalmente japonês.

O Toyo Matsuri (que significa Festival Oriental), diferente da maioria dos eventos, não foi exatamente trazido do Japão, mas sim criado aqui no Brasil para reunir anualmente todos visitantes e moradores para desfrutar da cultura japonesa de uma forma mais festiva e informal, criando laços e oportunidades para expandir a cultura.

 

Entre as atrações do festival estão diversos shows artísticos de taikô e danças típicas, além de apresentações folclóricas com direito a todo aparato instrumental e de figurino. Comidas e artesanatos são também um forte atrativo durante os festivais da Liberdade, que mesmo em datas não festivas atrai milhares de visitantes todo final de semana.

Já guarde a data para o Toyo Matsuri – Festival Oriental deste ano!

2 e 3 de Dezembro de 2017 – Sábado e Domingo
Local: Praça da Liberdade na saída do Metrô Liberdade
(mamão com açúcar)

Nossa próxima matéria será sobre o Moti Tsuki Matsuri, o festival dos bolinhos da prosperidade. Em breve!

Comente pelo Facebook:
(Visited 48 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *