O que é Iaido?

Gostou? Compartilhe!

O Iaido é a arte marcial japonesa do ato de desembainhar, cortar, perfurar e defender, com a espada japonesa, numa grande diversidade de situações. Caracteriza-se basicamente por desembainhar a espada de modo rápido, coma beleza impecável, simulando um confronto real com um ou mais adversários imaginários.

Assim como no Kendo, o intuito de praticar essa arte é o aprimoramento espiritual do indivíduo e não apenas o ato de vencer ou cortar seu inimigo

 

“O Iai é um treino que visa a perfeição humana, desprovido de intento criminoso e realizado com mente pacífica. O seu moderno significado é traduzido como paz e tranquilidade para a vida humana. Num sentido mais amplo o Iai significa a via do duelo harmonioso: através de uma prática incessante à procura da harmonia com o universo. ”

(trecho tirado do site www.cbkendo.com.br)

 

Atualmente, a forma básica do Iaido é a Seitei-Iai, estabelecida pela All Japan Kendo Federation AJK, é composta por 12 movimentos, padronizados para efeito de exames de graduação.

O vídeo abaixo foi criado pela mesma instituição que é o órgão máximo mundial quando nos referimos a Kendo e Iaido, ele mostra alguns movimentos e erros comuns cometidos na prática.

 

Há controversas com relação à origem do Iaido. Duas delas são:

– Hayashizaki Jinsuke Shigenobu: desenvolveu a técnica para vingar se do assassino de seu pai no sec.XVI

-Iisaza Choisai: fundador da escola Tenshin Shoden Katori Shinto Ryu provavelmente codificou formas de ataque desembainhando a espada muito antes.

Se quiser se aprofundar mais sugiro esse link aqui:

(fonte: https://espiritomarcial.wordpress.com/iaido/)

Movimentos:

O Iaido consiste em uma série de Katas, devem ser executados com precisão, de maneira ordenada e eficaz, é muito importante que isso tudo seja feito de forma natural e elegante, busca se a perfeição dos movimentos e golpes afim de que a compreensão e o domínio dos movimentos se torne fluido. Observando sempre a execução de cada movimento afim de aprimorar as técnicas, katas e o domínio da mente.

Essas são algumas das nomenclaturas utilizadas:

  • Desembainhar (Nukitsuke),
  • Ameaçar (Seme),
  • Armar a espada (Furikabute),
  • Cortar (Kiri tsuke),
  • Sacudir o sangue da lâmina (Chiburi)
  • Embainhar (Noto)
  • Olhar (metsuke)

Quer treinar?

 Assim como no Kendo, é imprescindível que você busque academias filiadas à Confederação Brasileira de Kendo, assim você garante a idoneidade e credibilidade dos treinos ministrados.

 

Deixo o link abaixo como referência:

 https://espiritomarcial.wordpress.com/academias-de-iaido-no-brasil/

*Esse post foi gerado em 2012, pelo que avaliamos todas as academias ainda estão em atividade, as que não constam estão listadas aqui:

  • AKP – Associação Kendo do Pará

Responsável: Cláudio Temporal (2º Dan)

https://www.facebook.com/akpkendopa/

  • Akk- Associação da Província de Kagawa

Responsável: Adrian Yoneda (4º Dan)

Contato:
Tel: (11) 5587-5303, Fax: (11) 2276-0281
E-mail: contato@kagawa.com.br

https://www.facebook.com/Associa%C3%A7%C3%A3o-da-Prov%C3%ADncia-de-Kagawa-do-Brasil-186167178071770/

AKK – Salvador

Responsável: Renato Alcantra (2º Dan)

Contato:
Tel: (71) 99121-0309
Espero que meu post o/a ajude! Lembrando que não sou praticante de Iaido ainda, trago aqui apenas um pouco do que tenho aprendido e pesquisado. Caso você tenha dúvidas, sugestões e feedbacks, sinta se livre para comentar.

 

 

Comments

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *