“Coisa de Mãe” | Sendy

Gostou? Compartilhe!

Em nosso penúltimo post, falamos com a Sendy Shimada casada com Hélio Shimada, uma mãe não praticante, porém extremamente ativa e participativa na trajetória do seu filho Ângelo Gabriel, que treina Kendo no Bunkyo há 3 anos.

Em nossa família apenas o Ângelo treina, ele tirou sua primeira graduação o ano passado se tornando Ikyu.

Como começou o interesse da sua família por artes marciais? Qual o impacto do Kendo na sua vida e de sua família? Você aconselha que mães e filhos treinem juntos? Você acredita que o kendo pode ajudar numa boa formação para crianças?

Eu conheci o kendo através de um colega de trabalho e fui assistir um treino. Gostei bastante. Porém não pude praticar na época. Quando meu filho me disse que não gostava de futebol nem de nenhum esporte proposto pela escola me lembrei do kendo, levei ele para ver um treino e ele se identificou de imediato.

Passou a ser uma criança mais esforçada e determinada. Aprendeu a lidar com derrotas e falhas. No Kendo ele tem muitas responsabilidades e disciplina.

Tem mães e pais que treinam com seus filhos, o apoio da família é muito importante. Apesar de não praticar kendo junto com meu filho, eu estou sempre presente em treinos campeonatos e eventos…sempre incentivando e torcendo.

“Seja treinando junto ou por perto, ter o apoio familiar é fundamental para o desenvolvimento da criança dentro e fora do Dojo.”

O kendo ensina respeito e disciplina. Isso é um reforço fundamental na formação da criança. 

Como vocês fazem para balancear a rotina da família, trabalho e estudo com a prática de artes marciais?

Angelo treina as terças-feiras, quintas-feiras e sábados.

Fazemos o possível para conciliar os horários. Esse ano ele estuda a tarde, dias que não tem treino ele faz as atividades escolares.

Dias de treino ele sai da escola faz uma refeição e vai pro Dojo.

Não permito que ele deixe as atividades escolares e responsabilidades de lado.

Nem sempre é fácil equilibrar, mas não é impossivel. As vezes ele reclama pela falta de tempo livre.

Vejo país e mães no Dojo que os filhos estudam de manhã então treinam apenas aos sábados que os treinos são durante o dia, ou então vão na semana a noite, mas saem um pouco mais cedo. É possível fazer adaptações com os Senseis do Dojo para haver equilíbrio

Quais são os objetivos de vocês dentro do Kendo? Você tem expectativas para o seu filho dentro das artes marciais?

O objetivo principal é a prática de uma atividade física para o bem estar do corpo e da mente. Também que ele possa levar o que aprende no Dojo para a sua vida. Superando medos, lidando com desafios,perdas e sempre se esforçando para ser melhor no que faz.

Sempre temos expectativas para nossos filhos, ver um filho na seleção brasileira de kendo por exemplo é um sonho para qualquer mãe e pai de atletas. Quero que ele se sinta feliz e realizado também.

É a maior recompensa que tenho vendo ele se divertir com os amigos, ter apoio quando está triste, ser incentivado a continuar quando quer desistir e fazer o mesmo com os amigos.

Você poderia dividir conosco algumas dicas de como vocês fazem para manter o dia a dia corrido funcionar?

Em dias de treino sempre deixo um lanche extra preparado.

Quando não posso levar ele ao treino faço arranjo com outros kenshis que moram próximo para levá-lo

Faço com que ele deixe as roupas e acessórios do Kendo preparados.

Leia mais sobre o Ângelo aqui:
http://www.vempraliba.com.br/sebogukendoblog/pequenos-kenshis-angelo/

Comments

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *