Quero treinar Kendo. Como e aonde?

Gostou? Compartilhe!

Se você se identifica com a citação acima, esse post é p/ você, se não, quem sabe após essa leitura rápida isso não mude?

Definitivamente as pessoas que praticam essa arte marcial, não o somente praticam, mas respiram e vivem. Acordam Kendo, dormem Kendo, comem Kendo e fazem piadas Kendo também.

Mas calma lá, vamos por partes, o que é Kendo?

O conceito principal do Kendo (“O caminho da espada”) é disciplinar o caráter através da aplicação dos princípios da Katana (espada). É muito importante entender que o intuito dessa arte não está focado na vitória ou na luta e nem somente no desenvolvimento físico. Mas sim no autodesenvolvimento espiritual e a aplicação do mesmo no dia a dia, na forma com que lidamos com a vida e a superação de nossos limites e dificuldades.

 

Quem pode praticar?

QUALQUER PESSOA que tenha vontade de aprender o “Caminho da espada”, com qualquer idade!

Ande posso treinar?

Para que possamos entender aonde treinar, precisamos antes exclarecer algo muito importante. O órgão máximo no Brasil quando se fala de Kendo é a CBK, Confederação Brasileira de Kendo, sendo responsável pela organização

Meu conselho é buscar somente academias filiadas à CBK, assim você poderá competir em campeonatos reconhecidos mundialmente, uma vez que a ela é o ÚNICO ÓRGAO BRASILEIRO AUTORIZADO pela Federação Internacional de Kendo (FIK), para ministrar treinos e organizar competições. Já a CLAK (Confederação Latino Americana de Kendo) exerce a mesma função, porém referente à toda a América Latina.

Isso tudo quer dizer que todas as academias filiadas a ela estão aptas e são plenamente capazes de instruir e passar os ensinamentos do Kendo, assegurando a idoneidade e fidelidade da arte praticada e sua integridade como arte marcial Japonesa.

Os links para os sites estarão disponíveis no fim desse texto. Tem também um vídeo bem legal que página “Bairro Liberdade” fez com a gente.

O que eu preciso para treinar? Quanto custa?

Para o início é necessário um SHINAI, uma espada composta por quatro varetas de bambu. Meu conselho é: visite uma academia que lhe for conveniente, assista uma aula, conheça a academia e converse com quem ministra os treinos, tudo isso antes de sair comprando espadas por aí.

Os preços de shinai podem variar de 99 a 400 reais. Sendo a de 99 um péssimo investimento NORMALMENTE e a outra uma shinai tradicional boa por 205, por exemplo. É importante que você busque materiais reconhecidos pela Federação Inernacional de Kendo, a FIK, isso garante a qualidade e integridade do produto.

Quanto ao valor das mensalidades, isso varia de academia para academia, mas é MUITO IMPORTANTE que vc saiba que as academias COBRAM SOMENTE valores referentes à taxas de manutenção como água, luz, etc. AS PESSOAS QUE MINISTRAM (ou como os kenshis dizem, “puxam”) os treinos NÃO SÃO REMUNERADOS por essa atividade, fazem pelo prazer de ensinar e difundir a arte e a cultura japonesa.

Deixo aqui links de órgãos importantes do Kendo e sites/blogs interessantes

Confederação Brasileira de Kendo -CBK: http://cbkendo.com.br/

Confederação Latino Americana de Kendo  – CLAK: http://www.clakendo.org/

Federação Paulista de Kendo – FPK: http://www.fpkendo.org.br/

International Kendo Federation – FIK: https://www.kendo-fik.org

Clique aqui para saber aonde treinar: http://cbkendo.com.br/?page_id=299

Outros links legais

O Espírito Marcial:

Quando se fala de conteúdo referente a kendo e aos ensinamentos da espada, definitivamente esse é o blog mais indicado para você buscar informações, os textos são absurdamente informativos e o mais importante, é um blog que preza muito pela idoneidade e caráter dos seus posts, vale muito a pena conferir, tem TUDO lá!

https://espiritomarcial.wordpress.com/

Kendogirls

É uma página no FB direcionado ao público feminino que desperta interesse pela arte em questão, é uma página divertida e descontraída que nos mostra o dia a dia e algumas experiências desse mundo.

https://www.facebook.com/kendogirls/

https://www.facebook.com/vempraliba/

Comments

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *